O aviso de problema respiratório da pílula nervosa da FDA é apenas para certos pacientes

O FDA está alertando que dois medicamentos populares comumente prescritos para tratar dores nos nervos, epilepsia e outros problemas selecionados podem causar problemas respiratórios ‘sérios’ em alguns pacientes que os tomam. Esse aviso levantou preocupações entre as muitas pessoas que tomam essas pílulas, mas uma análise cuidadosa das recomendações da FDA mostra que o problema se aplica apenas a certos pacientes.

O comunicado, publicado pela FDA na semana passada, alerta que a pregabalina e a gabapentina, dois medicamentos comumente prescritos para aliviar a dor associada a nervos, ansiedade e outras condições, podem causar grandes problemas respiratórios. No entanto, é importante observar que esse aviso é específico para pacientes que também usam depressores do sistema nervoso central (SNC) ou que já têm problemas nos pulmões.

Exemplos desses fatores de risco incluem ter uma condição como DPOC ou tomar analgésicos opióides. O FDA também observa que as pessoas idosas “também correm maior risco” de problemas respiratórios ao tomar esses medicamentos. A agência alerta que esses gabapentinóides estão sendo abusados ​​com mais frequência e podem ser tomados por pessoas que estão tomando opióides.

Além disso, o FDA está disparando o alarme para os médicos porque, segundo ele, esses gabapentinóides estão sendo prescritos em números cada vez mais altos. A agência relata que “há menos evidências apoiando o risco de sérias dificuldades respiratórias em indivíduos saudáveis ​​que tomam gabapentinóides sozinhos”. A pesquisa sobre o assunto continuará, no entanto.

Para ajudar a proteger o público, o FDA diz que agora exigirá que os fabricantes de medicamentos incluam o risco de problemas respiratórios nos materiais incluídos nessas prescrições. Além disso, a FDA diz que também está levando as empresas farmacêuticas a realizar ensaios clínicos para investigar esse risco, bem como o potencial de abuso dessas drogas.

O FDA não está dizendo às pessoas para parar de tomar qualquer um desses medicamentos, observando em seu comunicado que “em geral, os benefícios de tomar um medicamento superam [side effects] riscos ”. Isso não significa que os pacientes e seus cuidadores devam ignorar o problema em potencial; sinais de problemas respiratórios graves incluem sonolência extrema, confusão, pele azulada e muito mais. Os pacientes devem sempre consultar seu médico sobre suas preocupações.

Artigos Relacionados

Back to top button